-
A Family Winery
História
«O meu pai José e o meu avô Gerardo eram agricultores e produtores de vinho, antigos proprietários de vinhas. A minha infância foi vivida em meio rural, sempre próximo das vinhas, da adega, dos olivais, dos pomares e da floresta.
Nos terrenos que hoje constituem a Quinta do Porto Nogueira e a Quinta da Escusa, a nossa família conduziu o plantio de vinhas, privilegiando os terroirs outrora ocupados por vinhas velhas, sempre com o objectivo de produzir uvas excepcionais e de fazer vinhos únicos, sob as marcas Quinta Nogueira, Quinta da Escusa e Página.»
António
«Somos uma família que faz vinhos com paixão, com integridade, em respeito pela agricultura, pelo ambiente, pelas pessoas» -
A Family Winery
Family Estates
A Quinta do Porto Nogueira está localizada em Alguber, concelho do Cadaval, cerca de 70 Km a oeste de Lisboa. Data da primeira metade do século XVIII, esteve sempre na posse da mesma família, foi doada à Academia das Ciências de Lisboa cerca de 1980. Desde 2004 que é um Romana Vini estate.
A Quinta da Escusa está localizada no lugar da Senhora da Escusa, concelho de Rio Maior, cerca de 70 Km a nordeste de Lisboa, entre as aldeias de Quintas e de Vale Barco. Parte dos terrenos da Quinta da Escusa pertenciam aos avós e aos pais dos actuais proprietários que, ao longo de décadas, aí exerceram a agricultura e a viticultura.
-
A Family Winery
O Nome e o Símbolo
-
O Nome e o Símbolo
Romana Vini
A casa secular da Quinta do Porto Nogueira está encostada à Ponte Romana sobre o rio Arnóia, que seria passagem da via romana que ligava Collippo (próximo de Leiria) a Eburobrittium (Óbidos) e que seguia para Olisipo (Lisboa). A ponte constitui testemunho da presença dos romanos na região e inspirou a denominação Romana Vini, a Family Winery.
-
O Nome e o Símbolo
Trevo de 4 Folhas
O trevo de 4 folhas é o símbolo da nossa adega, e constitui o elemento agregador das nossas marcas. É uma erva rara, de bons presságios, cuja simbologia remonta às tradições celtas. As 4 folhas em cruz simbolizam o sagrado, a unidade, o equilíbrio da natureza no seu ciclo perfeito: as 4 estações do ano, as 4 fases da lua, os 4 pontos cardeais, os 4 elementos da natureza. É esse equilíbrio, esse ciclo perfeito e harmonioso da natureza, que procuramos integrar e reflectir em cada um dos nossos vinhos.
A Family Winery
Compromisso com a Verdade
-
Compromisso com a Verdade
A Niche Player - Verdade e Qualidade
Temos um culto pela qualidade, não pela quantidade. Como niche player que somos, trabalhamos para ser reconhecidos pelo nosso rigor em fazer vinhos únicos, respeitando as especificidades de cada terroir, vinificando separadamente as uvas de cada uma das vinhas e regiões. Trabalhamos exclusivamente as nossas próprias uvas e por isso os nossos vinhos reflectem exactamente a verdadeira expressão dos nossos terroirs. Todo o processo visa a criação de vinhos verdadeiros, sérios, com identidade própria.
Escolhemos apenas as melhores uvas, sacrificando rendimentos em contrapartida de qualidade: podas adaptadas ao perfil dos nossos vinhos, mondas pré-vindimas, escolha de cachos na vindima e na adega e escolha de bagos na mesa. Este processo de escolha sucessiva assegura que apenas a melhor fruta (the best fruit) é utilizada na criação dos nossos vinhos. Na adega, seguimos sempre práticas respeitadoras da saúde e do bem-estar.
A Family Winery
Sustentabilidade e Biodiversidade
-
Agricultura Sustentável
Plantámos nos melhores terroirs, aqueles que foram ocupados pela cultura da vinha durante centenas de anos. A intervenção em tempo, o rigor, a responsabilidade e o carinho na prática vitícola são o maior garante da qualidade dos nossos vinhos.
As nossas vinhas são cultivadas com reduzida mobilização de solos, e não utilizamos herbicidas. O enriquecimento dos solos é feito com estrume natural. Adoptamos práticas ambientalmente sustentáveis, e somos certificados pelas Normas Integradas de Produção.
Em 2019 iniciámos a implementação de plano a 3 anos, para certificação das vinhas em Modo de Produção Biológico.
-
Biodiversidade
Valorizamos muito o ambiente local e global. Na Quinta do Porto Nogueira e na Quinta da Escusa potenciamos a biodiversidade. Toda a energia consumida na nossa adega e no enoturismo é produzida em Porto Nogueira, a partir de fontes renováveis (solar), o que assegura a nossa auto-suficiência energética.
Somos uma adega que compensa positivamente, e em termos líquidos, todos os impactos de CO2 gerados pelos tractores, empilhadores e meios de transporte. Para tal, mantemos um programa permanente de florestação e reflorestação nos terrenos que rodeiam a adega e as vinhas, certificado pelas normas FSC – Forest Stewardship Council.